São Paulo, quarta-feira, 6 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-juiz festejou triunfo do Botafogo

RICARDO PERRONE; MARCELO DAMATO
DA FOLHA NORDESTE

MARCELO DAMATO
O principal envolvido no caso da "fita do suborno" participou da festa pela classificação do Botafogo de Ribeirão Preto à Série A-1 do Campeonato Paulista.
O ex-árbitro de futebol Wilson Roberto Catani, que teria beneficiado o Botafogo em esquema para "fabricar" resultados, sempre negou ter participado dessa festa.
Ele também sempre negou conhecer o presidente do clube, Laerte Alves (leia textos abaixo).
Mas uma foto feita pela Folha à época mostra que Catani esteve na festa, ao lado de Alves.
A comemoração aconteceu no dia 27 de agosto deste ano, na choperia Deck Delícia, logo após a vitória de 2 a 1 sobre o São José, na última rodada da Série A-2.
Catani foi flagrado pelo repórter-fotográfico Newton Barbosa, da Folha, ao lado de dirigentes do Botafogo. Além de Alves, estão o vice-presidente Pedro Sérgio de Almeida e o vice de Finanças, Nélson César Giacomini. Os dois deixaram seus cargos em novembro, quando Alves foi reeleito.
Catani relata sua participação nessa festa em conversa gravada com o jornalista Alexandre Reis, na qual diz ter fraudado arbitragens em favor do Botafogo.
Em 18 de outubro, a Folha divulgou com exclusividade o conteúdo dessa fita. Catani e Alves negaram a fraude.
Os árbitros citados, Marcos Fábio Spironelli e Dionísio Roberto Domingos, também negaram participação no suposto esquema.
Na "fita do suborno", Catani conta detalhes da festa. Diz que o supervisor do Juventus, Roberto Archiná, que trabalhou no Botafogo nos meses de julho e agosto, cantou algumas músicas.
O diretor de futebol do clube à época, Enéas Vallada Vianna, confirmou esse detalhe à Folha. Ele, porém, disse que não é capaz de reconhecer Catani.
Alves identificou Catani na foto, mas voltou a negar conhecê-lo. "Pelo que vi na TV, parece ele. Mas o cabelo está diferente."
A Folha ouviu todas as pessoas que estão na foto. Oito são citadas por Catani na fita. Todas negaram ter visto Catani na festa, apesar de terem posado ao lado dele.
Só Giacomini disse conhecer Catani (os dois frequentam o mesmo prédio na Praia Grande). Mas negou tê-lo visto ou levado à festa.

Texto Anterior: O PERSONAGEM; FRASES
Próximo Texto: Caso já está no 4º delegado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.