São Paulo, quarta-feira, 6 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro de Döblin ganha 1ª edição brasileira

FERNANDA DA ESCÓSSIA
DA SUCURSAL DO RIO

Livro: Berlim Alexanderplatz.
Autor: Alfred Döblin
Tradução: Lya Luft
Preço: R$ 41,50.

O romance "Berlim Alexanderplatz", clássico do expressionismo alemão sobre um homem à deriva na vida, na Berlim de 1928, chega às livrarias nesta semana pela Rocco. É a primeira edição brasileira da obra de Alfred Döblin (1878-1957).
Mais conhecido no Brasil graças ao filme de Rainer Werner Fassbinder, "Berlim Alexanderplatz" conta como o ex-presidiário Franz Biberkopf tenta -e não consegue- reconstruir sua vida.
O livro é um retrato da Alemanha espremida entre a decadência da República de Weimar e o surgimento do nacional-socialismo.
O protagonista, solto após cumprir pena pelo assassinato da noiva, tenta regenerar-se e sobreviver vendendo cadarços e jornais de propaganda nazista. Mas seu mundo é o de marginais, prostitutas e pequenos criminosos que enfrentam a miséria na Alexanderplatz, praça na parte oriental de Berlim.
No posfácio à edição de 1955, publicado na edição brasileira, Döblin fala do romance como uma luta entre Biberkopf e a própria Berlim, cidade-personagem.
No original em alemão, todos os diálogos são no dialeto falado pela população pobre da cidade, uma estratégia do autor para se aproximar da Berlim miserável.
Considerado hoje uma espécie de James Joyce alemão, Döblin usou no romance a técnica da colagem, superpondo diferentes planos de realidade e discurso. O texto mistura pensamentos, diálogos, slogans, citações e equações.

Texto Anterior: SP recebe tradição do filme mudo japonês
Próximo Texto: Patrícia Canetti espalha seus mosaicos pela casa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.