São Paulo, quarta-feira, 6 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Visual FoxPro' traz bons recursos à interatividade

ROSELY SANCHES; RENATA FORTES
ESPECIAL PARA A FOLHA

O "FoxPro" mais uma vez ataca de "raposa" das bases de dados. Os usuários vão aderir com prazer às novidades que o "Visual FoxPro 3.0" está trazendo para competir com os produtos RAD (rápido desenvolvimento de aplicações).
Essa nova versão conta agora com auxílio de programação visual e se torna um verdadeiro ambiente para desenvolvimento no mundo "Windows".
Nos dias de hoje, é muito difícil reunir e organizar um grande volume de informações e organizá-las para que possam ser usadas eficientemente.
É esse o motivo principal dos sistemas de administração de dados, e o "Visual FoxPro" preserva a agilidade e rapidez para lidar com as bases de dados. Para isso, ele usa a tecnologia Rushmore de acesso aos dados.
Com o Rushmore, podem-se rodar operações complexas sobre tabelas, centenas ou até milhares de vezes mais rápido.
Mas a grande novidade dessa nova versão fica por conta da migração para o modelo cliente/servidor e a possibilidade de atualização de aplicações feitas nas versões anteriores do "Fox".
Um dos componentes que o programa oferece para agilizar a construção de aplicações sobre as bases de dados é o administrador do projeto (Project Manager), que permite acionar todos os componentes de uma aplicação (arquivos, dados, documentos, códigos de programas e objetos "FoxPro").
Por envolver um volume grande de informações, o programa possibilita a visão outline (resumida) dessas informações, que podem ser expandidas ou reduzidas.
Outro componente do "Visual FoxPro" é o projetista de base de dados (Database Designer), que exibe todas as tabelas, visões e relacionamentos que compõem uma base de dados semelhante a uma ferramenta Case.
É possível adicionar tabelas e relacioná-las graficamente com uma simples operação de arrastar e soltar o mouse sobre os atributos das tabelas participantes do relacionamento.
Para colocar as regras de validação, no nível das tabelas (que deverão ser acionadas ao inserir um registro, por exemplo), basta clicar sobre a ferramenta Propriedades da Tabela.
Cada uma das tarefas principais disponíveis no "FoxPro" tem associada uma ferramenta que assiste o usuário passo a passo na sua utilização. A mais útil delas é "Upsizing Wizard," que cria uma base de dados no servidor de SQL, duplicando a funcionalidade da base do "Visual FoxPro".
Você pode usar esse wizard para transferir os dados locais para um servidor remoto, transformar tabelas e visões locais em tabelas e visões remotas e migrar uma aplicação local para uma aplicação cliente/servidor.
A versão do "Fox" possibilita também um intercâmbio grande de dados com outros aplicativos, como planilhas eletrônicas, processadores de texto e outros gerenciadores de bases de dados.
Essas características vão permitir que o novo usuário da linha Fox importe seus dados facilmente com a disponibilidade de diversos conversores. Os manuais mostram preocupação com usuários experientes e novatos.
O aspecto de segurança dos dados continua sendo pouco elaborado, mas se mecanismos de segurança não são críticos para a aplicação, o "Visual FoxPro" é uma excelente opção como gerenciador de base de dados e gerador de aplicação.

ROSELY SANCHES é doutora em administração de empresas pela FEA-USP e realiza pesquisas em engenharia de software.
Colaborou RENATA FORTES.

Texto Anterior: IBM cria divisão para a Internet
Próximo Texto: Soft muda para cliente/servidor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.