São Paulo, quinta-feira, 7 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estância oferece costumes coloniais e belas paisagens

CARLOS MAGNO DE NARDI
DO ENVIADO ESPECIAL AO URUGUAI

Cavalgar de corpo e alma por extensos campos, pescar e até mesmo ordenhar vacas são hoje, no Uruguai, algumas das atividades mais procuradas pelo turista que pretende descansar e passar dias de sossego e calmaria.
No total são 60 estâncias e fazendas que oferecem esse tipo de opção turística que, segundo o Ministério de Turismo do Uruguai, vem se fortalecendo a cada ano. Principalmente devido ao interesse do público europeu -franceses e britânicos em sua maioria.
O Uruguai abre suas estâncias oferecendo suas tradições campestres, belas paisagens, extensos campos dedicados à pecuária e animais campestres.
As férias rurais oferecem aventuras diferentes, sempre tendo como pano de fundo os hábitos e a cultura do interior, muito semelhantes aos do Rio Grande do Sul.
No geral, as estâncias são estabelecimentos de antiga arquitetura e costumes provenientes dos tempos coloniais.
Essas estâncias oferecem ao turista confortáveis alojamentos. A diária, em média de US$ 80 por pessoa, oferece quatro refeições por dia, todas baseadas na típica cozinha uruguaia. O prato principal dos almoços, por exemplo, é o churrasco. Ao turista é oferecido, basicamente, as atividades comuns do campo.
Como se trata de um turismo mais sofisticado, as estâncias garantem um atendimento personalizado a cada visitante, abrindo-lhe a possibilidade de estabelecer seu roteiro de atividades a cada dia.
No geral as estâncias oferecem ao turista atividades ligadas ao cotidiano de uma fazenda, desde as primeiras horas da manhã até o anoitecer.
Ao visitante, por exemplo, são oferecidos passeios a cavalo por grandes regiões. Antes mesmo de iniciar a cavalgada o turista pode assistir a uma das principais atividades de uma fazenda uruguaia: domesticação de cavalos.
É possível acompanhar, passo a passo, toda a doma do animal até o rodeio final.
O turista também pode acompanhar os trabalhos normais de uma fazenda -como ordenha e retirada de lã de ovelhas. Se preferir pode agir diretamente, ordenhando vacas ou auxiliando na elaboração dos churrascos.
Outra atividade oferecida pelas estâncias é a pesca. Nos rios que cortam as estâncias o turista encontra variados tipo de peixes como tararira, pacu, anguila e surubim, entre outros.
À noite, o silêncio e a calmaria das estâncias só são quebrados quando, ao lado da fogueira, trabalhadores da estância ou domadores de cavalo tocam músicas do interior uruguaio em suas violas.

Texto Anterior: Estâncias no campo oferecem hospedagem
Próximo Texto: Tornero é uma das opções
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.