São Paulo, sexta-feira, 8 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Índice

Estados Unidos aprovam novo medicamento para combater Aids

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A FDA (agência que regula alimentos e drogas nos EUA) aprovou uma nova droga contra a Aids.
O saquinavir pertence a um grupo de drogas conhecido como inibidores de protease. A droga age sobre um tipo de proteína fundamental para o amadurecimento do HIV, vírus causador da Aids.
Dessa forma, ela impede que o vírus já maduro infecte novas células. "Essa é uma das melhores notícias para pessoas que têm a doença", disse Donna Shalala, secretária de Saúde e Serviços Humanos dos EUA.
A droga, fabricada pela indústria farmacêutica Hoffman-La Roche, foi aprovada em 97 dias. Ela o primeiro inibidor de protease a receber o aval da FDA.
O saquinavir deve ser tomado em combinação com outras drogas, como o AZT, para que dê resultados. Segundo o fabricante, o medicamento pode estar nas farmácias dos EUA em 48 horas.
Estudos mostraram que pacientes tratados com uma combinação de saquinavir e AZT tiveram um aumento nos níveis de um tipo de célula de defesa chamado CD4 e uma queda de 85% nos níveis sanguíneos do vírus.

Texto Anterior: Galileo entra na atmosfera de Júpiter
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.