São Paulo, sexta-feira, 8 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cachoeira de Paulo Afonso reaparecerá após 20 anos

Queda d'água secou em 75 devido a usinas hidrelétricas

DA AGÊNCIA FOLHA, EM MACEIÓ

A Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco) faz na terça-feira a primeira abertura programada da cachoeira de Paulo Afonso, no sertão da Bahia.
A idéia da Chesf é a de que a cachoeira volte a ser um ponto turístico da região, situada próxima da divisa entre a Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.
A cachoeira secou em 1975 devido à utilização de suas águas nas barragens do complexo hidrelétrico de Paulo Afonso.
Na operação, segundo o presidente da Chesf, Sérgio Moreira, será testada a possibilidade técnica de se programar novas aberturas de comportas que reativem a cachoeira em feriados prolongados, com o objetivo de atender turistas que visitam a região.
Nos últimos 20 anos, a cachoeira só reaparece quando o rio São Francisco tem água em abundância, o que é raro -ocorre ocasionalmente em janeiro devido às chuvas nas cabeceiras do rio, em Minas Gerais.
Assistirão a abertura da cachoeira o ministro Gustavo Krause (Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e os governadores da Bahia, Alagoas, e Sergipe, que estarão reunidos em um seminário para discutir as potencialidades turísticas da região.

Texto Anterior: Avião desaparece no Pará com três a bordo
Próximo Texto: Estiagem no RS impõe racionamento de água
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.