São Paulo, sexta-feira, 8 de dezembro de 1995
Próximo Texto | Índice

Pinacoteca ganha cinco esculturas de Rodin

MONICA MAIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Mais cinco esculturas de Auguste Rodin passam a integrar o acervo da Pinacoteca do Estado. "A Musa de Whistler" (1905-1906), "Torso do Filho de Ugolino" (1880-1882), "Bacanal" (1885), "Torso Masculino do Beijo" (1886) e "Torso da Sombra" (1901) foram adquiridas por R$ 520 mil pelo Banco Safra.
As obras podem ser vistas a partir desta segunda-feira, na exposição "As Expressões do Corpo", no saguão do Banco Safra, na avenida Paulista, 2.100.
"Depois teremos estas esculturas em uma Sala Rodin na Pinacoteca", diz Emanoel Araújo, diretor da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Araújo pretende levar esta mostra a outras cidades, começando por Brasília, em abril.
"A exposição Rodin foi uma comoção nacional. As novas aquisições significam a possibilidade de viajar pelo Brasil com a mostra 'Expressões do Corpo' acrescidas de 60 fotografias do acervo e três vídeos sobre Rodin", diz Araújo.
Ele ressalta que as esculturas recém-chegadas se juntam a outras duas do acervo da Pinacoteca - "O Gênio do Repouso Eterno" (1899) e "Musa Trágica" (1890-1892), doados em julho deste ano.
A compra e a doação das obras de Rodin foram resultado de uma parceria entre a Associação dos Amigos da Pinacoteca, a Secretaria da Cultura do estado, o Ministério da Cultura e Jacque Vilain, diretor do Museu Rodin de Paris. Vilain participa da abertura da exposição na segunda.
Além dos sete bronzes de Rodin, a mostra traz um panorama da escultura brasileira. São 20 obras assinadas por, entre outros, Leopoldo e Silva e Victor Brecheret.

LEIA MAIS
sobre a mostra "As Expressões do Corpo" à pág. 5-6

Próximo Texto: Coluna Joyce Pascowitch
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.