São Paulo, sábado, 9 de dezembro de 1995
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Informática investe em programas infantis

SUZANA BARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

As empresas de informática estão descobrindo que crianças não jogam só videogame, sabem usar diversos programas de informática e têm grande influência na hora da família comprar o seu computador.
"A importância da informática para a criança hoje é a mesma da televisão há 20 anos", diz João Luís Aprigliano, gerente da Info Store, a revenda da Acer.
Aprigliano diz que a importância infantil pode ser percebida na venda de CD-ROM para os computadores multimídia. Há um ano, menos de 1% das vendas da Acer eram de CD-ROM infantis. Hoje, representam 40% das vendas, ou cerca de US$ 12 mil por mês.
"Os CD-ROMs da Disney são muito procurados, mas esbarram na língua, já que poucas crianças entendem inglês", diz.
Sukarie calcula que 5% de suas vendas no final de 94 equivaliam a jogos infantis. Agora, já representam 20% do faturamento.
"As empresas estão percebendo que as crianças são um bom filão e estão se preocupando em traduzir jogos e programas", diz.
Para a feira, a Brasoftware aposta na venda do CD-ROM do Senninha, lançado recentemente e que custa R$ 42,00 e nos CD-ROMs da Turma da Mônica.
Na mesma linha, a Tec Toy está lançando o Pico, para crianças de 3 a 7 anos. Trata-se de um videogame ligado à TV, com cartucho em forma de livro e mouse em formato de caneta, custa R$ 359,99.
"O programa é simples, colorido e todo em português", diz Andrea Bedricovetchi, gerente de grupo de videogame e computadores da Tec Toy.
A Positivo Informática lança na feira um kit para crianças brincarem com computador. O produto é formado por um programa, um teclado com motivos infantis e um telefone de brinquedo, no qual a criança pode "conversar" com os personagens do programa.

COMDEX CONSUMER - Até 17 de dezembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Sextas e sábados, aberta das 14h às 23h e nos demais dias, das 14 às 22h. Ingresso: R$ 20,00.

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