São Paulo, sábado, 9 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aumenta nível de desemprego nos EUA

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O nível de desemprego nos Estados Unidos ficou em 5,6% no mês de novembro, segundo informou ontem o Departamento de Estatísticas do Trabalho do país.
O percentual representa um aumento de 0,1% em relação ao que foi registrado em outubro deste ano e se iguala ao índice do no mês de setembro.
Segundo o departamento de estatística, o aumento do desemprego nos Estados Unidos se deve, principalmente, às demissões ocorridas nos setores automobilístico e manufatureiro.
Ainda segundo o departamento, no mês de novembro foram criados 160 mil novos empregos, o que não foi suficiente para manter o índice estável no período.
Desde o mês de março deste ano os EUA já fecharam mais de 220 mil empregos.
Para os analistas do governo norte-americano, a diminuição do número de postos de trabalho no mercado é uma tendência observada no país desde abril.
As demissões e fechamento de vagas estariam divididas igualmente entre os setores fabricantes de bens duráveis e os que produzem bens não-duráveis.
Os economistas afirmam que a expansão econômica generalizada fez com que o governo do presidente Bill Clinton afirmasse que alcançaria em breve o pleno emprego, mas que isso ainda não foi possível.
Os dados do desemprego nos EUA devem ser analisados pelo Fed (banco central dos EUA) no próximo dia 19, quando a instituição fará um balanço dos resultados obtidos pelo mercado financeiro no ano.
Segundo os analistas, o aumento do nível de desemprego pode decidir por uma baixa das taxas de juros aplicadas no mercado norte-americano no próximo ano.
Moradia
O Departamento de Comércio dos EUA informou ontem que a venda de imóveis para moradia caiu 2,7% no mês de outubro, sendo essa a terceira queda consecutiva da taxa, que atinge seu nível mais baixo desde maio.

Texto Anterior: Gastos públicos e globalização
Próximo Texto: México tem alta na inflação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.