São Paulo, domingo, 10 de dezembro de 1995
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Construtora usa até feijoada para vender

DA REDAÇÃO; DA REPORTAGEM LOCAL

Vendas de imóveis caem no segundo semestre e empresas investem em promoções originais para atrair clientes
O mercado imobiliário investe cada vez mais em promoções diferentes para atrair clientes para novos empreendimentos.
Afinal, se comprar um imóvel é uma das principais decisões da vida de uma pessoa, por que não tomá-la durante uma boa feijoada ou saboreando uma caipirinha em uma paradisíaca praia da Bahia? Muitas construtoras acreditam que esse é o caminho para vender.
Isso tudo em um mercado que viu seus preços se tornarem cada vez mais competitivos nos últimos dois anos.
Hoje, as prestações dos financiamentos da compra de um imóvel novo estão, muitas vezes, mais baixas do que o valor do aluguel de um imóvel do mesmo padrão.
"A situação nunca esteve tão boa para o comprador", diz Flávio Scas, diretor da construtora Edel.
Por isso, algumas empresas têm procurado dar um "empurrãozinho" extra em seus clientes para convencê-los a fechar o negócio.
A imobiliária Coelho da Fonseca e a construtora Líder, por exemplo, já promoveram duas feijoadas no local onde está sendo construído o condomínio Quintas do Morumbi, na zona sul.
Sérgio Vieira, diretor da Coelho da Fonseca, explica que foram convidados casais que já haviam comprado imóveis no empreendimento. Eles podiam levar dois casais de amigos para a festa.
Casais de amigos que, em sua maioria, pertencem à mesma classe social dos compradores. Clientes em potencial, portanto.
"Não há ninguém melhor para fazer propaganda de um imóvel do que alguém que já comprou um apartamento", diz Vieira.
A mesma Coelho da Fonseca e a construtora CBPO levaram centenas de compradores e potenciais compradores para assistir a um recital da soprano Celine Imbert no local das obras do Condomínio Place des Voges, também no Morumbi (leia texto na pág. 9-3).
O Quintas do Morumbi tem apartamentos de quatro quartos. Custam, em média, R$ 180 mil.
Mas nem todos acreditam nesse tipo de promoção. "Se o imóvel precisa de algo além de bom preço, boa localização e prazos acessíveis para ser atraente, é porque há algo errado", diz Flávio Scas.

LEIA MAIS
sobre promoções na pág. 9-3

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