São Paulo, domingo, 10 de dezembro de 1995
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Directv lança segundo satélite em 1997

DENISE CHRISPIM MARIN
DE BUENOS AIRES

A Directv não esconde seu projeto de expansão. Em 1997, a Galaxy Latin America -consórcio de quatro empresas de telecomunicações que criou a Directv, entre as quais a TVA- deverá colocar em órbita seu segundo satélite.
O aparelho, G8-I, permitirá a transmissão de 250 canais -104 opções mais que as disponíveis a partir de janeiro.
A metade deles será destinada ao público brasileiro. Os outros 50% atenderão os latino-americanos, com trasmissão em língua espanhola.
Cerca de 40% da programação a ser recebida no Brasil será produzida, legendada ou dublada em português.
Susana Valenzuela, gerente de publicidade e marketing da Galaxy Latin America, afirmou à Folha que a grande vantagem do segundo satélite será sua utilização exclusiva para a transmissão dos canais da Directv.
Isso permitirá o aumento do número de canais disponíveis aos clientes e a melhoria da qualidade dos sinais.
O primeiro satélite, Galaxy 3-R, que será lançado no próximo dia 14, terá apenas 50% de sua capacidade de transmissão destinada aos 144 canais da Directv.
Até a conclusão do TV Folha, a composição dos 72 canais transmitidos via satélite pela Directv ao Brasil ainda não estava fechada.
Susana adiantou à Folha que estarão disponíveis 20 canais de filmes produzidos em Hollywood. Eles transmitirão os mesmos filmes, com intervalos de meia hora para o início de cada um.
Dessa forma, o usuário terá a chance de assistir um filme no horário que lhe convenha -sem necessidade de gravá-lo. Outra novidade serão 30 canais somente de audio, que transmitirão músicas sem interrupção.
Mercado
A Directv entra no mercado latino-americano como um serviço de transmissão via satélite e pago. Não é o primeiro, mas pode ser considerado pioneiro em sua intenção de transmitir grande número de canais com tecnologia digital.
O mercado está praticamente inexplorado. No Brasil, existem 430 mil assinantes de serviços como este. No México, há cerca de 2 milhões.
A Argentina é um dos países mais interessados no assunto. Há cerca de 4 milhões de usuários de serviços similares -11,7% da população total. O potencial do mercado -e meta da Directv- é conquistar 70 milhões de assinantes na América Latina.

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