São Paulo, domingo, 10 de dezembro de 1995
Próximo Texto | Índice

Van é ideal para viajar com a família

LUCIANO SOMENZARI
DA REPORTAGEM LOCAL

O sonho de todo pai ou mãe de família é ter um veículo confortável e espaçoso para viajar. Precisaria ter lugares suficientes a ponto de os filhos não brigarem entre si para ficar perto da janela.
Depois da abertura do mercado, em 1991, o país passou a ter disponíveis algumas opções de vans, ideais para viajar -e para preservar a harmonia da família.
Há algum tempo, as vans fazem muito sucesso em países da Europa e nos EUA (leia texto abaixo).
São veículos com capacidade para vários passageiros -geralmente até sete.
Externamente, não há divisão aparente entre compartimentos de carga, motor e ocupantes -os chamados monovolumes.
O despachante Pedro Afonso Prisco, 37, viaja com frequência para São José do Rio Preto (451 km a noroeste de São Paulo) com a mulher, sogra e três filhos.
Todos dentro de uma Chrysler Gran Caravan 94, que Prisco comprou há um ano.
"Na estrada é uma delícia. Para família grande é ideal", afirma. Ele confessa ter paixão por vans e pretende trocar a sua Caravan 94 por uma 96, que foi redesenhada.
Prisco só não gosta do ruído provocado pelos vidros das janelas laterais quando o carro está em alta velocidade. "Acho que isso poderia ser melhorado", sugere.
Os problemas de espaço nas viagens de Fiorella Formicola Di Pietro, 30, foram resolvidos por uma Asia Towner.
Em meio a carrinho de bebê, malas, fraldas e cachorro, Fiorella diz que só uma van poderia comportar tudo.
"Tenho uma filha de cinco meses e sempre que viajo não tenho problemas, é supertranquilo, o carro é econômico e cabe tudo o que eu quero."
Sua única ressalva é quanto à suspensão da minivan, que, castigada pelo estado das ruas, transfere muita vibração à cabine.
O administrador de consórcios Eduardo Figueiredo Augusto, 39, costuma dar dupla tarefa à sua Mazda MPV 95. Além de usar a van japonesa diariamente para trabalhar, viaja todos os finais de semana com a mulher e quatro filhos para o interior do Estado.
"Comprei a MPV porque descobri que não há carro com espaço para levar minha família e toda a bagagem."
Os dois filhos da advogada Marcia Aparecida Amoroso Hildebrand, 29, sentem-se à vontade dentro da Mitsubishi Space Wagon, adquirida há seis meses.
"Ela tem conforto, câmbio automático e é fácil de manobrar; na estrada é um sonho", encanta-se.
O publicitário Paulo Roberto de Azevedo, 41, também comprou recentemente uma Space Wagon para viajar com a mulher, três filhos e o cachorro.
"Mesmo com muito espaço interno, não é um trambolho para estacionar", constata.

LEIA MAIS
sobre vans na página 7-18.

Próximo Texto: Só há opções de importadas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.