São Paulo, terça-feira, 12 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Equipamento dispensa agrotóxico e mata ervas daninhas com choque

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BAURU

Os pesquisadores Augusto Ferreira da Eira e Fernando Marques de Almeida, da Faculdade de Agronomia da Unesp (Universidade Estadual Paulista), em Botucatu, desenvolveram uma máquina que mata ervas daninhas com choques elétricos.
Segundo Eira, a maior vantagem do equipamento -um tipo de gerador elétrico que funciona a diesel- é destruir as ervas daninhas nas plantações sem poluir o meio ambiente. Hoje, o combate às pragas é feito com agrotóxicos.
As ervas daninhas se desenvolvem entre as culturas e acabam prejudicando o desenvolvimento das plantações.
Por isso, segundo o pesquisador, os fazendeiros têm de combater as pragas usando venenos.
Para matar as ervas com a máquina, é preciso prender eletrodos nas pragas. Os eletrodos (cabos metálicos) eletrocutam a planta, matando na hora a raiz.
A máquina já está sendo produzida pela empresa japonesa Sayyon, em Botucatu (225 km a noroeste de São Paulo), com autorização dos pesquisadores.
Segundo eles, a empresa investiu US$ 1,5 milhão para produzir o equipamento. A máquina deverá ser lançada comercialmente em 96.
O Eletroherb, nome comercial do equipamento, pesa 1,6 tonelada, emite até 15 mil volts de energia e custará cerca de R$ 50 mil.

Texto Anterior: Guarda é acusada de castigar criança em SP
Próximo Texto: Prefeitura fecha para servidores terem 13º
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.