São Paulo, terça-feira, 12 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pagamento do PIS começa amanhã

DA REPORTAGEM LOCAL

A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil começam a pagar amanhã o abono e os rendimentos do PIS/Pasep aos participantes dos dois programas. O PIS é pago aos trabalhadores de empresas privadas, enquanto o Pasep é pago a funcionários públicos.
Têm direito ao abono (um salário mínimo, ou R$ 100) os trabalhadores que foram cadastrados nos programas até 1990 e que receberam até dois salários mínimos mensais em 94.
Quem ganhou mais do que dois mínimos só pode sacar os rendimentos (as contas foram corrigidas em 6,16% em 30 de junho). Têm esse direito os cadastrados nos programas até 4 de outubro de 1988.
A partir do dia 5 o dinheiro recolhido para o PIS/Pasep foi destinado ao Fundo de Amparo ao Trabalhador, para custear o seguro-desemprego.
O pagamento do PIS é feito de acordo com a data de nascimento do participante. A partir de amanhã recebem os que nasceram na primeira quinzena de julho. No caso do PIS, o pagamento é feito pelo algarismo final de inscrição. Os pagamentos vão até 30 de abril de 96.
Para receber o PIS o participante precisa ir à agência da CEF em que foi cadastrado, levando RG, carteira de trabalho e o cartão de inscrição. O Pasep é sacado na mesma agência do BB que pagou em 94. Quem for receber pela primeira vez deve fazer o pedido na agência do BB mais próxima de sua casa.
Funcionários de empresas que têm convênio com a CEF e o BB recebem o benefício diretamente na folha de pagamento.
Quem estiver se aposentando pode sacar todo o PIS/Pasep. Os pedidos devem ser feitos até 16 de abril de 96. O saque total também é permitido nos casos de invalidez permanente, morte do participante (os familiares recebem), transferência para a reserva ou reforma militar e Aids.

Texto Anterior: Sacolão dos Brinquedos terá franquias
Próximo Texto: Organizador facilita entrada na Comdex
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.