São Paulo, terça-feira, 12 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Matinê está povoada de encanto e terror

INÁCIO ARAUJO
DA REDAÇÃO

A melhor aposta do dia é "Legiões do Nilo" (Record, 13h45). Quase todo mundo conhece -e despreza- os espetáculos históricos produzidos na Itália, antes que o faroeste espaguetti virasse coqueluche mundial.
Esse desprezo tende a ser, às vezes, exagerado, incondicional. No mar de Hércules e Mascistes vagabundos, navegam às vezes um Sergio Leone ou o menos famoso Vittorio Cottafavi.
Cottafavi é um cineasta de recursos, que transita do histórico ao fantástico com desenvoltura e restitui a certas histórias sua dimensão mitológica. É ver "Legiões" (conflitos entre Roma e Egito, na Antiguidade) e conferir.
Outra opção da matinê, surpreendente, é "Palhaços Assassinos" (Bandeirantes, 13h30). Com esse título, podia-se esperar o pior. Não demora muito, porém, para notar que os palhaços alienígenas são dotados (assim como o filme) de bastante energia.
Dispõem de um repertório estratagemas vasto o suficiente para que esperemos por sua próxima perversidade.
No mais, o filme articula bem a passagem da figura encantatória à que produz terror. Não por acaso, palhaços aterrorizam muitas crianças, o que significa que do mágico ao terrível a distância é mínima.
A noite é reservada a uma série de insignificâncias, com exceção de "Kramer vs. Kramer" (CNT/Gazeta, 22h). Filme de Oscar, filme com Meryl Streep e Dustin Hoffman. Filme um monte de coisas, mas não insignificante.
Na verdade, Robert Benton partiu de uma situação dilacerante (divórcio com abandono e posterior disputa por guarda do filho) e explorou toda a sua potencialidade melodramática (no mau sentido). Quer dizer, além de todos os problemas da história, "Kramer" é um caso de chantagem afetiva.
(IA)

Texto Anterior: CLIPE
Próximo Texto: 'Pacto' mostra América doente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.