São Paulo, terça-feira, 12 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pintura de componentes dá cara nova ao veículo

MARCELO TADEU LIA
DA REPORTAGEM LOCAL

A personalização de pára-choques, grades, spoilers, espelhos retrovisores e aerofólios pode dar ao veículo design mais atual.
Componentes externos e detalhes são pintados na cor predominante do veículo.
O serviço, feito apenas em oficinas especializadas, é demorado -em média, exige entre dois e três dias.
Segundos os lojistas, proprietários de Corsa, Gol, Logus, Pointer e Tipo estão entre os fregueses mais habituais -principalmente donos de modelos mais básicos, nos quais pára-choques e espelhos retrovisores são geralmente de plástico preto.
"A tendência atual, verificada principalmente em modelos importados, é a de veículos com pára-choques e espelhos retrovisores pintados na mesma cor do veículo", afirma Everson Imparato, 37, da Parachoques & Cia.
Segundo Imparato, as cores utilizadas na personalização são idênticas às originais do veículo.
"Cada carro traz um código com o registro exato da cor utilizada pela montadora. Para que o serviço fique perfeito, a tinta usada deve ser a mesma do veículo", afirma Imparato.
Antes da personalização, as peças devem passar por um tratamento -são lixadas, lavadas e recebem camadas de tintas próprias para fixação.
Como a tinta a ser usada é própria para a lataria do carro, as peças devem receber também um tratamento com produtos químicos -entre outros, bases acrílicas e promotores de aderência (para melhor fixar a tinta).
Além da personalização, algumas oficinas também fazem reparos em pára-choques e outros componentes trincados ou quebrados (leia texto ao lado).
"Como as peças de reposição são caras, muitos donos de carros importados também nos procuram para pequenos reparos e repintura em pára-choques e grades", afirma Edson Rodrigues Pires, 30, da Paint Car.

Texto Anterior: Motoristas evitam concessionárias
Próximo Texto: Restauração é alternativa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.