São Paulo, terça-feira, 12 de dezembro de 1995 |
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Pintura de componentes dá cara nova ao veículo
MARCELO TADEU LIA
Componentes externos e detalhes são pintados na cor predominante do veículo. O serviço, feito apenas em oficinas especializadas, é demorado -em média, exige entre dois e três dias. Segundos os lojistas, proprietários de Corsa, Gol, Logus, Pointer e Tipo estão entre os fregueses mais habituais -principalmente donos de modelos mais básicos, nos quais pára-choques e espelhos retrovisores são geralmente de plástico preto. "A tendência atual, verificada principalmente em modelos importados, é a de veículos com pára-choques e espelhos retrovisores pintados na mesma cor do veículo", afirma Everson Imparato, 37, da Parachoques & Cia. Segundo Imparato, as cores utilizadas na personalização são idênticas às originais do veículo. "Cada carro traz um código com o registro exato da cor utilizada pela montadora. Para que o serviço fique perfeito, a tinta usada deve ser a mesma do veículo", afirma Imparato. Antes da personalização, as peças devem passar por um tratamento -são lixadas, lavadas e recebem camadas de tintas próprias para fixação. Como a tinta a ser usada é própria para a lataria do carro, as peças devem receber também um tratamento com produtos químicos -entre outros, bases acrílicas e promotores de aderência (para melhor fixar a tinta). Além da personalização, algumas oficinas também fazem reparos em pára-choques e outros componentes trincados ou quebrados (leia texto ao lado). "Como as peças de reposição são caras, muitos donos de carros importados também nos procuram para pequenos reparos e repintura em pára-choques e grades", afirma Edson Rodrigues Pires, 30, da Paint Car. Texto Anterior: Motoristas evitam concessionárias Próximo Texto: Restauração é alternativa Índice |
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