São Paulo, quarta-feira, 13 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade tenta tombar bens do padre Cícero

DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

A Prefeitura de Juazeiro (CE) está desenvolvendo uma campanha pelo tombamento de 23 prédios e monumentos históricos que marcam a passagem do padre Cícero Romão Batista pela cidade.
Nascido em 1844, padre Cícero foi a principal liderança política e religiosa de Juazeiro (528 km ao sul de Fortaleza). Ex-prefeito da cidade (1911-1927), ele é homenageado com três romarias anuais.
A Secretaria Municipal de Cultura enviou ao Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) um estudo que aponta o valor histórico dos imóveis e está coletando assinaturas pelo tombamento entre moradores da cidade.
A campanha reivindica o tombamento da casa onde o padre viveu em Juazeiro, na qual funciona atualmente o Museu Padre Cícero.
Pede ainda o tombamento do Matadouro Público, construído quando padre Cícero era prefeito e do Palácio das Águas, onde ele concedeu o título de capitão a Virgulino Ferreira, o Lampião. Entre os prédios religiosos para os quais é reivindicado o tombamento, está a Casa dos Milagres, na qual fiéis depositam réplicas de partes do corpo que teriam sido curadas por milagres de padre Cícero.

Texto Anterior: Acordo vai disciplinar carnaval fora de época
Próximo Texto: Lei fixa preço máximo para serviço funerário
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.