São Paulo, quarta-feira, 13 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEC monta novo sistema para censo educacional

FERNANDO ROSSETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

O Ministério da Educação e do Desporto (MEC) está reformulando o seu sistema de coleta de dados educacionais e promete, para 1996, apresentar um novo censo escolar, com números mais precisos de alunos e gastos na área.
"Esse tipo de censo é feito todos os anos, com dados coletados por secretarias municipais e estaduais de educação", afirma a secretária Nacional de Política Educacional, Eunice Durham.
O problema é que o sistema atual de coleta de dados não é confiável. Além disso, a baixa informatização das redes municipais e estaduais faz com que esses dados só se tornem acessíveis ao público com três anos de atraso.
Assim, o MEC está investindo em três frentes: 1) fazer uma revisão do questionário que deve ser preenchido pelas secretarias; 2) informatizar o sistema de coleta de dados e desenvolver novos programas (softwares) para a análise desses dados; e 3) checar as informações coletadas por um processo de amostragem (o que será feito com auxílio do IBGE).
Outra alteração, esta administrativa, é a transferência dessa função de coleta e análise de dados educacionais para o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (Inep), uma autarquia que será tornada fundação.
O Inep também reúne os dados de avaliação de estudantes e instituições.
(FR)

Texto Anterior: USP lança CD-ROM com dados sobre teses defendidas desde 1934
Próximo Texto: Ubatuba proíbe jet ski a partir de sábado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.