São Paulo, quarta-feira, 13 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filme desmistifica pompa do governo americano

OTÁVIO DIAS

"Meu Querido Presidente" ("The American President") é um filme que cativa o espectador pelas boas atuações de seus protagonistas e pelo ambiente exclusivo em que se passa -a Casa Branca, sede do poder dos Estados Unidos.
Logo nas primeiras cenas, Michael Douglas surpreende como o presidente norte-americano Andrew Shepherd. Desmistifica toda a pompa do cargo mais importante do mundo, ao dar ao personagem um tom humano e casual.
Esse exercício informal do poder, embora improvável, ajuda o espectador a se sentir em casa nos bastidores da Casa Branca e abre caminho para a história de amor.
Também Annette Bening interpreta seu personagem Sydney Ellen Wade, lobista de uma organização ambiental, de forma dúbia. Por um lado, é uma profissional competente, engajada e independente. Por outro, perde o controle ao ser cortejada pelo homem mais poderoso do mundo.
Os dois se conhecem quando ela vai à Casa Branca para pressionar o governo a agir em favor da redução de emissão de gases poluentes.
O presidente, viúvo com uma filha adolescente, apaixona-se e a convida para reuniões sociais e jantares íntimos na ala residencial da Casa Branca, que passa a ser pano de fundo do romance.
O filme, no entanto, não explora suficientemente as implicações do namoro, em especial sua exploração política por parte do adversário republicano de Shepherd, interpretado por Richard Dreyfuss.
Também assuntos polêmicos, como redução de gases e controle de porte de armas nos EUA, são tratados de forma superficial.
"Meu Querido Presidente" é uma história de amor leve e confortável. O poder fascina, o romance entre Douglas e Bening comove e faz o público rir. É essa a fórmula de seu sucesso.
(OD)

Texto Anterior: Michael Douglas interpreta o presidente dos EUA
Próximo Texto: Cineasta africano luta pela identidade negra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.