São Paulo, quarta-feira, 13 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rock brasileiro ganha biografia

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
DA REDAÇÃO

O rock brasileiro acaba de ganhar uma biografia. O jornalista carioca Arthur Dapieve está lançando "BRock - O Rock Brasileiro dos Anos 80". O livro traça um painel da produção roqueira da década de 80, inaugurada com a explosão da Blitz, em 1982.
Dapieve dedica capítulos especiais à Blitz, ao Vímana, ao Barão Vermelho, aos Paralamas do Sucesso, aos Titãs, ao Ultraje a Rigor, ao Legião Urbana, ao RPM e aos Engenheiros do Hawaii.
Antes, faz um resumo da gênese do rock nacional, começando pelos pioneiros Celly Campello e Roberto Carlos, passa pela Tropicália e pelos Mutantes na virada dos anos 60 e chega a Raul Seixas e aos Secos & Molhados.
Ainda nessa praia, Dapieve passa batido pelo rock-MPB dos Novos Baianos e desliza pelo 14-Bis, segundo ele "apenas uma facção à esquerda do Clube da Esquina".
Entra no assunto propriamente dito via precursores: reserva capítulo para o progressivo Vímana, formado ainda nos 70 por Lulu Santos, Lobão e Ritchie, futuros astros pop dos anos 80.
O grupo acabou sem ter lançado um disco que gravou no final da década de 70. Segundo Dapieve, "todos os membros da banda rezam para que este LP permaneça inédito (...) porque o trabalho do Vímana era muito datado: músicas de vinte e tantos minutos, auto-indulgentes, rococós de tão complicadas e pretensiosas".
Centrando o foco nas discografias dos grupos e em detalhes mais picantes -envolvimento com drogas e prisões de vários deles-, Dapieve retoma a trajetória do que considera a primeira divisão do rock brasileiro.
O livro chega então à "segundona", com resumos rápidos das histórias de Ira!, Kid Abelha, Capital Inicial, Camisa de Vênus, Inocentes, Plebe Rude, Biquíni Cavadão, Nenhum de Nós.
Restrito aos anos 80, o livro termina com uma análise das perspectivas que os anos 90 apontam.

Livro: BRock - O Rock Brasileiro dos Anos 80
Autor: Arthur Dapieve
Lançamento: hoje, às 20h, na livraria Timbre (Shopping da Gávea - r. Marquês de São Vicente, 52, loja 221, Rio)
Quanto: R$ 26

Texto Anterior: Scliar publica reunião de 'choques elétricos'
Próximo Texto: Cisne Negro encena 'O Quebra Nozes' em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.