São Paulo, quarta-feira, 13 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mac traz sons digitalizados

LUCIA REGGIANI
DA REPORTAGEM LOCAL

Os micros Macintosh, da Apple, vêm com entrada para microfone e saída de um pino para caixas acústicas.
Os Macintosh também dispensam alguns programas especiais. O sistema operacional "Mac OS" inclui o "Quick Time Music Instruments", que tem uma biblioteca de sons sintetizados, todos .midi.
Um outro programa, "Movie Player", pode ser capturado em BBS (sistemas eletrônicos de avisos) e usado sem custos. Ele permite mudar os instrumentos de uma música gravada como arquivo .midi. Dá para ouvir e mudar os sons com o mouse, sem precisar de caixas acústicas ou teclado.
Mais sofisticado, o "Sound Edit 16", da Macromedia, distribuído pela CI Compucenter, faz a edição de áudio, alterando a onda sonora. Com ele dá para gravar e modificar, colocar efeitos, mixar dois sons e mudar o arquivo de extensão .wav para .aiff (áudio mais comprimido que o wav).
Outra opção é o "Deck 2" (R$ 399), distribuído pela CAD Technology. Em Power Macintosh 8.100, o programa grava e edita até 16 trilhas de áudio digital em qualidade de CD, sem precisar de placas de digitalização. O "Deck 2" reproduz, na tela, os controles de uma mesa de som profissional.
(LR)

ONDE SABER MAIS
CI COMPUCENTER: tel. (011) 214-0577; CAD TECHNOLOGY: tels. (011) 829-8257 e 820-4485

Texto Anterior: Micro comum também 'fala'
Próximo Texto: "Windows 95" trava acesso à Internet
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.