São Paulo, quinta-feira, 14 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jacaré de pano 'protesta' contra a Lei de Patentes

Ato critica patenteamento de ser vivo previsto no projeto

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Um jacaré de pano, medindo oito metros, foi usado ontem por entidades civis contrárias ao patenteamento de seres vivos como protesto contra o projeto de lei que vai regulamentar a proteção da propriedade industrial no país -a Lei de Patentes.
O projeto original permite que microorganismos usados em invenções biotecnológicas sejam patenteados. Isto significa que o "inventor" terá a exclusividade de produção e exploração comercial do microorganismo.
O protesto, feito em frente ao Congresso, foi patrocinado pelo Fórum Nacional pela Liberdade do Conhecimento, por sindicatos rurais e pelo MST (Movimento dos Sem-Terra).
Representantes destas entidades desfilaram com o jacaré pela rampa do Congresso, segurando um cartaz que dizia "não quero ser patenteado". O bicho foi escolhido como símbolo da fauna brasileira.
A CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado reúne-se hoje para votar o parecer do senador Fernando Bezerra (PMDB-RN) sobre as emendas apresentadas ao projeto de Lei de Patentes. A votação, porém, pode ser adiada.

Texto Anterior: Empresa vai a leilão hoje
Próximo Texto: Agência vai cuidar da venda da Sabesp
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.