São Paulo, quinta-feira, 14 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seca afeta o RS e chuvas fazem estragos no Sudeste

DA AGÊNCIA FOLHA

As chuvas de ontem fizeram desabrigados em São Paulo e provocaram estragos em Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, enquanto no Rio Grande do Sul a seca já obrigou 21 municípios a adotarem racionamento de água.
O Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp (Universidade Estadual Paulista) informou que as chuvas são causadas por uma frente fria localizada sobre São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul.
A previsão é de que as chuvas continuem até sexta, quando a frente deve se deslocar para o Rio.
A Secretaria Estadual da Agricultura considera que a estiagem começou a afetar o Rio Grande do Sul em agosto. Em novembro, segundo a secretaria, choveu menos da metade do nível normal para esta época do ano. Não há previsão de chuva para o Estado pelo 8º Distrito de Meteorologia do Ministério da Agricultura.
Em Bauru (345 km de SP), cerca de 60 pessoas ficaram desabrigadas ontem por causas das chuvas. A maioria dos desabrigados vive na favela São Manuel, onde oito barracos foram inundados, três desmoronaram e quatro casas estavam ameaçadas de cair.
As chuvas causaram a interrupção de pelo menos oito linhas de ônibus urbanos em Bauru e provocaram ainda a paralisação do transporte ferroviário na região.
Em Minas Gerais, as chuvas provocaram o isolamento dos cerca de 500 moradores de um bairro da cidade de Esmeraldas (região metropolitana de Belo Horizonte) porque a estrada que dá acesso ao bairro ficou inundada.
No Mato Grosso do Sul, a chuva causou estragos e falta de energia elétrica em vários pontos de Campo Grande. Um muro de 20 m desabou sobre um carro, 15 casas ficaram alagadas e três foram parcialmente destruídas com a queda de duas árvores anteontem à noite.
A seca já levou 47 municípios gaúchos a decretar situação de emergência, informou ontem a Coordenadoria de Defesa Civil. Das grandes cidades gaúchas, Bento Gonçalves pode ser a primeira a adotar o racionamento de água, a partir da próxima semana.

Texto Anterior: Campanha não deve sair do ar
Próximo Texto: Cidade de SC ergue pirâmide de 9 m
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.