São Paulo, quinta-feira, 14 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Relator quer menos privilégios para fusões

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O senador Vilson Kleinubing (PFL-SC) quer negociar com o governo a diminuição dos privilégios concedidos às fusões e incorporações bancárias, com novas regras a serem incluídas em projeto que apresentará na próxima semana.
O curioso é que Kleinubing não é o relator da MP (medida provisória) das fusões bancárias e sim da MP que alterou as regras das intervenções em bancos, também editada em novembro.
Ainda assim, o senador quer modificar a MP das fusões no projeto que fará em substituição à MP das intervenções. Ele quer que seu projeto seja votado neste mês.
Pelo projeto preliminar do senador, os empréstimos subsidiados do Banco Central a fusões bancárias só seriam concedidos a bancos em crise financeira. Os sadios teriam de pagar juros de mercado.
Kleinubing também defende menor aceitação de créditos "podres" -de difícil recebimento- como garantia dos empréstimos. Segundo ele, só seriam aceitos créditos a vencer em cinco anos, e mesmo assim se outras garantias não puderem ser oferecidas.
A absorção do Nacional pelo Unibanco, por exemplo, não seria concretizada se fosse aplicada a regra proposta pelo senador. O BC financiou o Nacional garantido unicamente por créditos "podres".

Texto Anterior: Governo estuda nova isenção para bancos
Próximo Texto: Bovespa quer a fusão também de corretoras
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.