São Paulo, quinta-feira, 14 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Índice

Volks constrói em área de proteção ambiental

ALESSANDRA MARTINS
DA FOLHA NORDESTE

Cerca de 80% dos 312 alqueires do terreno onde será instalada a fábrica da Volkswagen, em São Carlos (244 km a noroeste de SP), são área de proteção ambiental.
A afirmação é da engenheira agrônoma do DPRN (Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais) de São Carlos Ana Olívia, 35.
Por estar situada em área de proteção ambiental, a Volkswagen precisa obter, antes de dar início às obras, um relatório de impacto ambiental do Daia (Departamento de Análise de Impacto Ambiental), ligado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
"Esse documento leva, em média, seis meses para ser elaborado, porque precisa ser aprovado pelo Consema (Conselho Estadual do Meio Ambiente)", afirmou Ana.
A exigência do documento pode atrasar em até seis meses o início das obras de instalação da Volks.
Anteontem, o DPRN embargou as obras de desmatamento iniciadas pela Prefeitura de São Carlos no terreno da montadora.
Segundo a engenheira agrônoma do DPRN, não houve autuação ou multa cobrada da prefeitura.
Vegetação nativa
Segundo Eugeni, o projeto da Volks prevê reserva da vegetação nativa em 50% da área e não causará danos ao meio ambiente.
O diretor afirmou, ainda, que há a possibilidade de a Secretaria Estadual do Meio Ambiente dispensar a necessidade do relatório de impacto ambiental.
Hoje, às 10h, técnicos da Volkswagen devem levar documentos ao DPRN de São Carlos e à Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) de Araraquara (SP). Eles vão pedir autorização para o desmatamento do terreno de São Carlos.

Texto Anterior: Vendas devem crescer 14% em 96
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.