São Paulo, quinta-feira, 14 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Religiosos também vão para a cozinha

DA REPORTAGEM LOCAL; DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Frei Betto e as Monjas Clarissas também estão lançando livros gastronômicos. "Comer como um Frade" traz receitas fáceis combinadas com textos bíblicos. "Os ingredientes podem ser encontrados na esquina", afirma Frei Betto.
Ele tem a herança de sua mãe, Maria Libânia, autora de um clássico do gênero "Fogão de Lenha, 300 anos de Cozinha Mineira".
Os segredos culinários guardados durante séculos pelas monjas clarissas foram desvendados no livro "Cozinha Monacal", lançado anteontem em Madri. Trata-se de uma combinação de história e gastronomia do ambiente de 71 conventos da Ordem de Santa Clara.
A idéia de tornar pública as receitas dos conventos partiu das próprias religiosas. Elas temiam que a tradição de séculos se perdesse, segundo o coordenador da obra, Javier de Sagastizabal.
O livro comemora o 8º centenário do nascimento de Santa Clara. As receitas incluem pratos de todo tipo. Desde uma simples batata ao pobre até pastéis de Santa Clara. Através das matérias-primas o leitor encontra curiosidades sobre a origem de cada receita, todas acompanhadas por documentos gráficos dos conventos.

Texto Anterior: Livros sobre arte culinária se tornam best sellers
Próximo Texto: 'Gaiola' retoma a tradição da comédia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.