São Paulo, quinta-feira, 14 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sérvios rejeitam Sarajevo unida

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os sérvios de Sarajevo são contra a entrega de seus bairros à futura federação croata-muçulmana. A decisão foi tomada em plebiscito realizado anteontem, com resultados divulgados ontem.
Segundo a comissão eleitoral (sérvia), o "não teve 98,78%. Votaram 78.149 dos 85.189 inscritos. Ontem mesmo, a autoproclamada assembléia municipal do setor sérvio de Sarajevo ratificou a decisão.
O resultado já era esperado, mas não interfere na implementação do acordo de paz: é apenas uma vitória política dos líderes sérvios da Bósnia, afastados das negociações de paz e banidos da vida pública do futuro país unificado.
A oposição a Radovan Karadzic, o presidente da autoproclamada República Sérvia da Bósnia, era contra a realização do plebiscito. Liberais e esquerdistas consideravam a consulta uma forma de manipular o eleitorado.
O fato é que muitos habitantes sérvios de Sarajevo temem sofrer retaliações quando seus bairros forem devolvidos aos muçulmanos, como prevê o acordo a ser assinado hoje em Paris.
Os muçulmanos argumentam que não são contra os sérvios que não tenham cometido crimes de guerra. As Nações Unidas estimam que haja 40 mil sérvios na cidade. Segundo o grupo de Karadzic, eles são 140 mil.

Texto Anterior: Senado dos EUA veta projeto de lei
Próximo Texto: Avião sofre acidente ao decolar, explode e mata 45 pessoas na Itália
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.