São Paulo, sexta-feira, 15 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Deputado critica abertura a convênios

DA REPORTAGEM LOCAL

O deputado estadual Jamil Murad (PC do B) quer que o Ministério Público estadual investigue a legalidade da abertura do Hospital das Clínicas de São Paulo aos planos de saúde privados.
Ontem, o deputado entrou com representação na Procuradoria Geral de Justiça solicitando a instauração de um inquérito civil público. Segundo Murad, a decisão do HC fere o artigo 196 da Constituição que estabelece acesso igualitário e universal aos serviços públicos de saúde.
A decisão de abrir as portas do HC aos convênios foi anunciada no mês passado. O superintendente Alberto Hideki Kanamura disse que, ao reservar um máximo de 10% dos serviços às empresas, o HC manteria o mesmo número de atendidos, melhoraria os salários e investiria mais em pesquisa e infra-estrutura.
Para o deputado, a decisão do HC "é uma medida perversa". "Ela vem dificultar ainda mais o acesso da grande maioria que depende do serviço público de saúde. Não é justo que uns poucos marquem hora pelo telefone e os outros peguem fila às 4 da manhã."
O superintendente do HC disse que várias instituições públicas -como o Instituto do Coração- já abriram espaço aos convênios para garantir receita suplementar através da criação de fundações.
Na opinião de Murad, o HC está se valendo de "um artifício jurídico para perverter uma história de bom atendimento que já dura 50 anos."

Texto Anterior: 'Amigos de minha ex-mulher são vampiros'
Próximo Texto: Leitor diz que comprou Gol com defeito
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.