São Paulo, sexta-feira, 15 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Índice

ESTUDAR NAS FÉRIAS É BOA DESCULPA PARA VIAJAR

PAULA MEDEIROS DE OLIVEIRA
DA REDAÇÃO

Que tal viajar nas férias sem pai, mãe, avós e tios? Para convencer seus pais, use a desculpa de que aprender uma nova língua, em um outro país, é muito mais fácil.
Várias empresas oferecem cursos para diferentes idades. Os preços -cerca de 2.500 dólares- incluem hospedagem, alimentação, passeios, curso de inglês e transporte do aeroporto para a cidade e da cidade para o aeroporto.
Cristiane Kairala, 11, esteve na Flórida em julho deste ano. Ficou hospedada no alojamento de uma universidade. As escolas dos Estados Unidos não estão em férias nesta época do ano. Agora, os estudantes de outros países ficam em casas de família.
Cristiane telefonou três vezes para o Brasil. "A gente faz tanta coisa, que não tem tempo de sentir saudade", conta. Sua maior dificuldade foi conversar com as pessoas nos parques e nas lojas. "Mas meu inglês melhorou muito", diz.
Em janeiro, Cristiane viaja de novo. Desta vez vai com a amiga, Ana Clara Toledo Brito, 12.
Ana gosta da idéia de viajar sem os pais. "Acho legal, pois a gente vai aprender coisas novas sobre o cotidiano das pessoas que moram lá e, principalmente, aprender inglês com profundidade".
Tulio Pugliese, 10, que tem o apelido de Daniel, esteve na Flórida em julho. Ele dividiu seu quarto com o irmão mais velho.
"Aprendi um pouco de inglês e a não deixar minhas coisas bagunçadas", conta. Daniel diz que muitas coisas são esquisitas nos Estados Unidos. "Por exemplo, se você tiver sede ou fome pode comprar comida e refrigerantes em máquinas. Não é preciso comprar fichas, você pode usar moedas."
Daniel achou difícil falar com os norte-americanos. "Eu não estudava inglês antes de viajar, e é difícil entender o que eles dizem."
Ainda há tempo de programar uma viagem para estudar inglês nos Estados Unidos em janeiro de 96. Os programas começam em 30 de dezembro e terminam em 27 de janeiro de 96. A Experimento e a SIS Intercâmbio Cultural ainda têm vagas para pessoas com idades entre 10 e 16 anos.

PARA VIAJAR SOZINHO - Experimento, rua Dr. Mário Ferraz, 492, tel. (011) 820-1122; SIS Intercâmbio Cultural, rua Barão de Capanema, 220, tel. (011) 852-6333.

Texto Anterior: ENGENHOCAS PARA DEIXAR VOCÊ MALUQUINHO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.