São Paulo, sexta-feira, 15 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gênio de Glenn Gould escapa a biografia

INÁCIO ARAUJO
DA REDAÇÃO

O título "O Gênio e Excêntrico Glenn Gould" (CNT/Gazeta, 1h15) ganharia com um "genial" no lugar de "gênio". Ao menos teria coerência na língua.
Melhor mesmo seria a tradução literal, que exprime melhor a idéia que organiza o filme: "Trinta e Dois Curtas para Glenn Gould".
O interessante do filme é justamente seu conceito: em vez de usar a linha cronológica para falar de Glenn Gould, François Girard preferiu a lógica.
Em 32 fragmentos, ali estão o gênio (temperamento) e a genialidade do pianista canadense. Este achado contesta a idéia de que a vida seja uma linha progressiva, habitualmente desenvolvida pelas biografias (não só as de cinema), e de que sua significação só assim possa se manifestar.
Pode-se ir mais longe isolando certos fatos e trabalhando sobre eles. "Glenn Gould" tem um inconveniente, ao menos para quem não está familiarizado com a biografia (a cronológica) do pianista.
Seu gênio e seus tormentos passam a nos parecer -poucos fragmentos depois- supérfluos, a darem conta mais do desejo do realizador em realizar um trabalho artístico, do que do compositor propriamente dito.
Tendemos (ao menos uma parte do público) então a contar com alguma ansiedade quantos curtas estão faltando para chegar ao fim. Isso apesar de a trilha sonora ser sempre muito forte.
Outro filme que tende a decepcionar é "2010 - O Ano em que Faremos Contato" (CNT/Gazeta, 22h). Apresentá-lo pomposamente como sequência de "2001", como se fez, talvez seja um erro imperdoável: assume-se, de cara, um tranco difícil de aguentar.
Parte-se em busca da nave Discovery, mas parece que somos transportados à "Jornada nas Estrelas". Um baque e tanto.
(IA)

Texto Anterior: Bomba! Bomba! Deu pintado na brasa!
Próximo Texto: Imagens; Briga; Piração espanhola; Investimento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.