São Paulo, sábado, 16 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Moeda única européia é batizada de euro

VINICIUS TORRES FREIRE
DE PARIS

Chefes de Estado e de governo europeus escolheram ontem o nome da moeda unificada que a União Européia vai adotar a partir de 1999 -o euro. Ela deve circular a partir de 2002.
Reunidos na Cúpula de Madri, os líderes da UE também confirmaram o calendário dos passos da unificação econômica européia, cada vez mais incerta e criticada.
O euro só vai poder ser adotado por países que atingirem em 1997 as metas do Tratado de Maastricht para dívida e déficit públicos.
As previsões indicam que apenas Luxemburgo, Alemanha, Reino Unido e França vão ter, ao mesmo tempo, déficit público inferior a 3% do PIB e endividamento público menor do que 60%.
As metas da unificação exigem arrocho nos gastos sociais, uma das causas dos protestos e greves na França e Bélgica.
Na Alemanha, o líder do Partido Social Democrata (de oposição), Oskar Lafontaine, começou uma campanha para tornar menos rígidos os prazos da unificação.
Os defensores do calendário atual argumentam que um passo atrás provocaria desconfiança no mercado financeiro mundial e uma crise monetária na Europa -especuladores derrubariam a cotação das moedas fracas, o franco inclusive. Consequentemente, haveria alta de juros e recessão.
(VTF)

Texto Anterior: Prefeito do partido de Le Pen perde vaga por irregularidade na campanha
Próximo Texto: Sérvios encerram estado de guerra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.