São Paulo, terça-feira, 19 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SC cria nove 'prefeituras'

DA AGÊNCIA FOLHA, EM FLORIANÓPOLIS

Florianópolis (SC) está dividida em nove "miniprefeituras" para facilitar a vida dos 300 mil turistas que deverão visitar a cidade durante a temporada de verão.
A medida está sendo adotada pela prefeitura para tentar reduzir os problemas de infra-estrutura das 42 praias da ilha de Santa Catarina.
As "miniprefeituras" são coordenadas pelos secretários municipais. Cada um está assumindo a função de "prefeito" da coordenadoria que escolheram para atuar, enquanto o dia-a-dia das secretarias foi entregue, numa decisão de consenso, aos secretários adjuntos.
A troca de papéis se justifica por uma "questão de poder", segundo o coordenador geral da Operação Verão, Tarcísio Cardoso, 55. "O secretário exerce sua autoridade junto a outras secretarias para resolver os problemas e tem facilidade de acesso ao prefeito."
Instaladas na última sexta, as "miniprefeituras" deverão funcionar até o final de fevereiro. Nesse período, os secretários solucionarão problemas como um posto de saúde fechado, buracos nas ruas ou falta d'água.
Em cada secretaria, um gerente técnico está encarregado de tomar providências às queixas relatadas. A solução exigiu um planejamento que começou em junho, conforme Cardoso, com o levantamento das necessidades dos balneários.
Ele afirmou que não houve custo adicional porque as "miniprefeituras" funcionam em locais da prefeitura.

Texto Anterior: Prefeituras controlam ônibus
Próximo Texto: Seca gera emergência em 12 cidades de SC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.