São Paulo, terça-feira, 19 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Parceria não decola

EVA JOORY
DA REPORTAGEM LOCAL

O disco "Passengers: Original Soundtracks 1", marca uma nova colaboração entre o músico e produtor Brian Eno e os quatro integrantes do U2.
O novo trabalho pode ser ouvido como uma tentativa da banda irlandesa de penetrar em outros terrenos. No da ambient (música ambiente), mais especificamente, não conseguem brilhar. O resultado é insosso.
Com convidados como o tenor Luciano Pavarotti, a cantora japonesa Holi e um dos criadores do selo Mo' Wax, o DJ Howie B, o disco é mais uma experimentação de Eno no campo da ambient music, estilo criado por ele mesmo, nos anos 70.
Em "Passengers", Eno criou trilhas sonoras para filmes fictícios, que existem somente na sua própria imaginação. As músicas refletem o espírito dos filmes, mas servem principalmente como música de fundo; ruídos e ritmos repetitivos, que não precisam da atenção explícita do ouvinte.
No mesmo estilo, Eno já havia criado "Music for Films" e "Music for Airports". Sem inovações, "Passengers" tem a marca registrada de Eno e uma frágil participação do U2, principalmente no que diz respeito a Bono Vox.
Nos poucos momentos em que brilha, está "Elvis Ate América", única pérola pop no meio da aridez sonora da ambient.

Texto Anterior: Banda Funkadelic mistura dança e deboche
Próximo Texto: Eliete Negreiros grava os 'clássicos ingênuos'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.