São Paulo, quinta-feira, 21 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA debatem primazia loira

DANIELA FALCÃO
DE NOVA YORK

A Barbie Natal, vestida com roupa parecida com a do Papai Noel, foi lançada nos EUA nas versões branca e negra. Apesar de terem sido fabricadas 50% a mais de brancas, as negras encalharam.
A procura pelas loiras é tanta que a boneca tem sido vendida por um preço até seis vezes maior do que o de tabela (U$ 30).
Nas grandes cidades, não há mais Barbie Natal loira. Muitos pais estão viajando para o interior atrás da boneca.
A preferência pelas brancas virou debate de psicólogos. "Desde pequenas as crianças são acostumadas a associar as bonecas brancas a pureza, beleza e bondade. Não adianta pintar as Barbies de preto. Temos que mudar a maneira como educamos as crianças", diz a psicóloga infantil Brenda Wade.
A revista "Essence" -voltada para a comunidade afro-americana dos EUA- recebeu várias cartas de pais preocupados por não conseguirem convencer seus filhos a brincarem com bonecas negras.
Para Gwendolyn Grant, colunista da "Essence", é natural que mesmo as crianças negras prefiram as Barbies brancas. "As bonecas afro-americanas imitam as caucasianas: usam as mesmas roupas, têm as mesmas feições. É irreal e por isso nem as crianças negras se identificam com elas", afirma.

ONDE ENCONTRAR
Tilai - rua Eugênio de Medeiros, 224, Pinheiros, tel. 870-0077. Preços: Barbie R$ 65, Luana (bebê) R$ 30, boneco Baixinho (plástico) R$ 15
Infantaria - Rua Joaquim Antunes, 212, tel. 883-0091. Preços: família de pano R$ 24,50, boneca de pano R$ 19,70
Boneca Teresa - lojas DB Brinquedos, Mappin e Lojas Americanas, preço médio R$ 20
Boneca Lissidoll - lojas DB Brinquedos, preços entre R$ 30 e R$ 40

Texto Anterior: FRASES
Próximo Texto: Casas noturnas preparam festas pós-Natal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.