São Paulo, quinta-feira, 21 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filmes nacionais vão a festival nos EUA

PAULO CAMARGO
DA REDAÇÃO

Os longas-metragens brasileiros "Terra Estrangeira", de Walter Salles, "Jenipapo", de Monique Gardenberg, e o curta "Amor", de José Roberto Torero, foram selecionados para a edição de 1996 do Festival de Cinema de Sundance, de 18 a 28 de janeiro na cidade de Sundance, nos Estados Unidos.
Os três filmes serão exibidos dentro da mostra não-competitiva do festival. Para a edição de 1996, foram escolhidos 35 longas e cinco curtas estrangeiros de países como Austrália, Nova Zelândia, Espanha, Reino Unido, Islândia, Canadá, Coréia e China.
Em 1995, o único participante brasileiro foi o longa "Veja esta Canção", de Carlos Diegues.
O programador do festival, John Cooper, aposta no que considera uma "retomada" do cinema brasileiro para aumentar a participação do Brasil no festival nos próximos anos.
Está prevista para abril de 1996 uma conferência que reunirá produtores norte-americanos e brasileiros no Rio de Janeiro. Segundo Cooper, a viabilização de projetos de co-produção entre os dois países será um dos principais assuntos que serão tratados no evento.
O Festival de Cinema de Sundance é considerado hoje a mais importante vitrine do cinema independente norte-americano.
A mostra revelou alguns do mais aclamados diretores da nova geração, como Quentin Tarantino, de "Pulp Fiction", Hal Hartley, de "Amateur", e Steven Soderbergh, de "sexo, mentiras e videotape".
"Representantes da indústria norte-americana vêm mais e mais ao festival para encontrar novos talentos", disse Cooper, por telefone, de Los Angeles, à Folha.
"Os filmes de novos cineastas são vistos com extrema atenção pelos grandes estúdios, que estão em busca de renovação", afirmou.
O ator e diretor Robert Redford é o criador e atual diretor executivo do Instituto de Cinema de Sundance, organizador do festival.
Criado em 1978 como Festival de Cinema dos Estados Unidos, a mostra passou a ser promovida pelo Instituto de Cinema de Sundance em 1985 e ganhou o nome de Festival de Cinema de Sundance há cinco anos.
A mostra competitiva do festival é restrita a filmes norte-americanos. Na edição de 1996, 18 longas de ficção e 16 documentários estarão na disputa.
A diretora da Mostra Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, Zita Carvalhosa, será jurada da mostra de curtas-metragens de 1996.

Texto Anterior: Histórias fazem bem ao espírito
Próximo Texto: Walter Salles ganha prêmio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.