São Paulo, quinta-feira, 21 de dezembro de 1995
Próximo Texto | Índice

Nevasca mata 5 pessoas nos EUA

DANIELA FALCÃO
DE NOVA YORK

A tempestade de neve que atingiu a Costa Leste e o Meio-Oeste dos Estados Unidos a partir da madrugada de terça-feira matou pelo menos cinco pessoas e deixou feridas cerca de 30.
Os Estados mais atingidos pela tempestade foram Nova York, Missouri e Michigan.
Em Connecticut, cinco pessoas morreram em acidentes provocados pela neve.
Em Nova York, um avião da Tower Air que ia para Miami derrapou na pista do aeroporto internacional JFK quando se preparava para decolar e deixou pelo menos 28 feridos (leia texto abaixo).
Entre a noite de terça e a manhã de ontem, a quantidade de neve acumulada em Manhattan e Long Island (Nova York) chegou a 30 centímetros. É a primeira vez desde 1983 que os nova-iorquinos terão Natal com neve.
Escolas particulares e várias empresas liberaram seus funcionários. Por causa do fechamento dos dois aeroportos da cidade na noite de terça, era impossível encontrar vaga em hotel em Manhattan, Queens e no Brooklyn.
O Central Park foi invadido por esquiadores e curiosos. Turistas que vieram a Nova York para passar as férias de inverno se divertiam com a neve, mas lamentavam os transtornos causados pelo mau tempo.
"É lindo, mas as compras ficam um pouco prejudicadas", afirmou a paulista Eliana Benett, que veio para os EUA com o filho Ian, 17.
Ontem mesmo os dois seguiram para uma estação de esqui no Colorado, atrás de mais neve.
Outra região bastante atingida foi a de Saint Louis (Missouri), onde a neve acumulada ultrapassou os 25 centímetros.
Em St. Louis, o engenheiro Don Hofelmann teve que fazer o parto da mulher, Diana, no meio da rua. É que os dois ficaram presos no carro durante tempestade de neve na madrugada de ontem.
"Estava perto do hospital, mas o carro ficou atolado na neve. Não havia ninguém por perto para pedir ajuda e resolvi fazer o parto sozinho. Minha única preocupação era impedir que o cordão umbilical sufocasse o bebê", disse.
O filho do casal, ainda sem nome, foi levado para o hospital em seguida e está passando bem.
Em Indiana, cerca de 65 mil pessoas estão sem luz desde a tarde de terça-feira. O governo do Estado está tendo dificuldade em consertar os fios danificados pelo vento forte porque várias estradas estão interditadas pela neve.
A meteorologia prevê que a tempestade diminua de intensidade hoje. Deve voltar a nevar no domingo (véspera de Natal).

Próximo Texto: Avião sai da pista e fere 28
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.