São Paulo, quinta-feira, 21 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Noite cubana ainda é o império dos cabarés

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Em Cuba, as principais atividades noturnas são os cabarés e bares. Nos cabarés é possível ver jovens cubanas dançando músicas caribenhas. Nos bares são servidos "daiquiris", "mojitos" e outros drinques típicos.
Na cidade de Santiago de Cuba fica um dos maiores, mais luxuosos e mais caros dos cabarés cubanos, o Tropicana.
Alguns dos outros grandes cabarés e bares, estão dentro dos próprios hotéis, como é o caso do Espantasueños.
Nessas casas noturnas praticamente não há cubanos, já que elas não aceitam pesos. Dessa forma, eles dependem de alguém que pague a conta em moeda conversível para poder sair à noite.
Em todos os locais que têm vida noturna, o turista encontrará garotas oferecendo companhia. Grande parte dessas cubanas são prostitutas -uma lembrança de que essa atividade não foi extinta com a Revolução Cubana. Antes de 1959, a ilha caribenha era vista como uma espécie de bordel a serviço dos americanos.
Restam propostas alternativas, como passeios noturnos nas praias próximas. Em Guantánamo, um bom lugar para tomar umas cervejas é a praça da Revolução ou em algum ponto que dê para ficar vendo a base militar e suas luzes.
Os guantanameros adoram se enturmar e conversar com os turistas. Um bate-papo com um cubano é garantia de histórias interessantes -ou no mínimo diferentes.

Tropicana: Autopista Nacional, km. 1,5, tel. 4-3036, 4-2814, 4-1071. Das 20h às 3h (fecha às segundas). Espantasueños (discoteca e cabaré), Hotel Cubanacán Santiago de Cuba, tel. 4-2656, 4-2612. Das 22h às 3h. La Rueda (bar), Vila Syboney, s/nº, tel. 3-9268 e 3-9261. Das 9h às 22h. Mamocillo (bar), Vila Verraco, s/nº, tel. 3-9233. Das 9h às 22h.

Texto Anterior: Off-road visita o berço da guerrilha
Próximo Texto: Cuba enfrenta crise com turismo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.