São Paulo, sexta-feira, 22 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hamas desiste de eleições

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Fracassou o acordo entre a OLP e o Hamas sobre as eleições palestinas, dia 20 de janeiro. O Hamas (Movimento de Resistência Islâmico) decidiu definitivamente que não vai concorrer.
O líder da OLP, Iasser Arafat, considerava importante a participação de seus principais adversários para legitimar a votação.
O Hamas, por sua vez, não concorda com o acordo de paz entre a OLP e Israel, que garantiu a existência das eleições. "Não vamos depor armas, porque o combate é um objetivo estratégico do Hamas", disse Mohammad Nazzal, representante do grupo.
As negociações entre a OLP e o Hamas começaram no início da semana. Até anteontem, as duas partes diziam estar perto de um acordo, mas ontem admitiram que "o nível de sucesso do diálogo foi absolutamente zero", como disse o secretário-geral da Autoridade Palestina, Taieb Abdel-Rahim.
A única vitória da OLP, segundo ela própria, foi um compromisso do Hamas de não pedir o boicote às eleições.
Arafat, que estava nos Emirados Árabes, não foi ao Cairo, onde acontecia a negociação.
Segundo o Hamas, ele quis evitar o constrangimento de não chegar a um acordo. Segundo a OLP, ele tinha compromissos em Gaza.

Texto Anterior: Prefeito de Jerusalém quer tolerância palestina
Próximo Texto: Carro-bomba mata 32 pessoas no Paquistão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.