São Paulo, sábado, 23 de dezembro de 1995
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"O Quatrilho" faz campanha para o Oscar

PAULO CAMARGO
DA REDAÇÃO

O filme "O Quatrilho" está um pouco menos distante de uma indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro.
A LC Barreto e Filmes do Equador, empresas produtoras do filme, acabaram de firmar um contrato de distribuição internacional com a Pandora Pictures, responsável pelo sucesso mundial de "Como Água para Chocolate".
A Pandora e a empresa de relações públicas norte-americana Morpurgo estarão fazendo até fevereiro, quando as indicações são anunciadas, uma campanha visando conquistar a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Segundo Lucy Barreto, produtora do filme, a estratégia montada para atrair a atenção de quem vota na categoria de melhor filme de língua não inglesa começou com a participação em festivais nos Estados Unidos e Canadá.
O filme já foi exibido no American Institute Internacional Film Festival, que aconteceu em outubro em Santa Monica e Washington, e nas mostras de Montreal e Toronto.
Fábio Barreto, diretor de "O Quatrilho", disse à Folha que a participação do filme nestas mostras tem sido importante porque elas costumam ser frequentadas por integrantes da Academia e por críticos influentes. "As reações têm sido muito boas", afirmou.
Para garantir que o maior número de acadêmicos verá o filme, no entanto, exibições especiais passaram a ser indispensáveis.
Em anos anteriores, era permitido o envio de fitas VHS para os votantes, mas as regras mudaram.
"Como descobriram que eles acabavam não vendo os filmes estrangeiros, os produtores têm agora que convocá-los para exibições especiais", disse Lucy.
A veiculação de anúncios em publicações direcionadas a profissionais de cinema, como as revistas "Variety", "Hollywood Reporter" e "Screen International", também faz parte da estratégia.
Para fazer este lobby junto aos acadêmicos, os produtores de "O Quatrilho" estão desembolsando cerca de US$ 30 mil.
Com o contrato assinado com a Pandora Pictures, no entanto, a divulgação deve ficar mais fácil.
O presidente da empresa, Ernest Goldsmith, foi um dos diretores da United Artists. Como distribuidora, a Pandora tem boa credenciais. Conseguiu transformar o mexicano "Como Água para Chocolate" no maior êxito estrangeiro de bilheteria no mercado norte-americano até hoje.

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