São Paulo, domingo, 24 de dezembro de 1995
Próximo Texto | Índice

Judeus adotam Jesus e comemoram Natal

ROGERIO WASSERMANN
DA REPORTAGEM LOCAL

Neste dia 25 de dezembro, enquanto os cristãos estiverem comemorando o Natal, a festa pelo nascimento de Jesus Cristo, um grupo de judeus em Higienópolis (região central de São Paulo) estará comemorando... o Natal.
Eles são adeptos do movimento judaico-messiânico, que começa a crescer no Brasil. O movimento prega o respeito às tradições judaicas e o reconhecimento de Jesus como o verdadeiro Messias.
O movimento, iniciado no final do século passado na Inglaterra, já conta com cerca de 200 congregações e 20.000 adeptos nos EUA.
No Brasil, o movimento ainda é recente, mas o seu crescimento é visto com apreensão por líderes da comunidade judaica, que o consideram um braço das igrejas evangélicas que pretende converter os judeus ao cristianismo.
Em São Paulo, há duas congregações judaico-messiânicas, que recebem cerca de 50 pessoas cada uma em seus cultos semanais, chegando a 600 em épocas de festas.
Na última sexta-feira, a comunidade Beth Sar Shalom (casa do príncipe da paz, em hebraico), em Higienópolis, realizou uma festa para comemoração conjunta de Natal e Chanucá (festa judaica que dura oito dias e termina este ano no dia 24 de dezembro).
O líder da Beth Sar Shalom é o americano Robert Gerald Kilko, 47, pastor batista de origem judaica. A comunidade foi fundada há 26 anos pelo também judeu americano Emmanuel Melech Woods, morto em 1995, aos 79 anos.
Kilko se define como judeu-cristão. "Somos cristãos, porque cremos e seguimos Jesus Cristo, mas não deixamos de ser judeus por isso. Seguimos todas as tradições judaicas previstas pela Bíblia", diz.
Existe uma aproximação, segundo ele, entre os judeus-cristãos e as igrejas evangélicas. O pastor, que também frequenta a Igreja Batista da Casa Verde, realiza batizados, com imersão em água. "Por coincidência, a maioria das pessoas que eu batizo são também judeus", diz.
Para Kilko, todas as festas judaicas devem ser comemoradas pelos judeus-cristãos. "A última ceia aconteceu durante a Páscoa judaica. A Bíblia conta que Jesus seguia todas as comemorações judaicas", diz.

LEIA MAIS
Sobre os judeus messiânicos à pág. 2

Próximo Texto: Crescimento preocupa comunidade judaica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.