São Paulo, domingo, 24 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Índice

Carro é mais veloz e equilibrado que modelos hatch

GRACILIANO TONI
EDITOR DE VEÍCULOS

Primeiro, foi o Corsa Wind, anêmico com seu motor de 1.000 centímetros cúbicos (cc) e 50 cavalos-vapor (cv). Vendeu como água, com fila de espera e ágio. Depois, o Corsa GL, de 1.400 cc, com 12 cv a mais, o que ainda não deu conta do recado, mas não impediu ótimas vendas.
Agora, chega o Corsa Sedan, modelo três volumes -caracterizado pelo porta-malas alongado, fora da cabine- com motor de 1.600 cc e 92 cv.
Os cavalos a mais de potência garantem comportamento sensivelmente melhor, eliminando a lerdeza do restante da família (exceto o ótimo GSI), o que deve servir como bom argumento de vendas.
Se depender também da reação de motoristas de outros carros, vai repetir o sucesso dos irmãos mais fracos. Todos no trânsito olham para ele -de donos de Corsa Wind a ocupantes de Tempra, Omega e até BMW.
O Sedan, mais caro, tem muito mais porta-malas, linhas mais equilibradas e desempenho melhor que os modelos Wind e GL.
É, sem dúvida, o melhor carro da categoria -até porque vai correr praticamente sozinho ano que vem inteiro. A Fiat não fabrica mais o Prêmio, capaz de rivalizar em espaço, praticidade e desempenho com o Corsa.
O Voyage acaba de sair de linha -resta apenas o modelo quatro portas, trazido da Argentina, mas seu desenho é tão defasado que não pode ser comparado.
Em 97, a briga volta a ficar boa, com a chegada do Palio três volumes e do novo Voyage.
Enquanto isso, o Corsa vai brilhar sozinho, com seu desenho atual, bom comportamento na cidade e desempenho de sobra para não fazer feio nas estradas.
O motor do Sedan permite ultrapassagens seguras, mesmo com o carro cheio e o ar-condicionado ligado. Pequeno e leve, acompanha sem dificuldade carros de categorias superiores.
A bundinha maior, além de melhorar a aparência, permite acomodar a bagagem de quatro ocupantes -cinco viajam apertados, característica de todos os Corsa.
Graças aos freios ABS, que evitam o travamento das rodas em qualquer condição do piso, o Corsa Sedan pára bem melhor que os hatch. O sistema é opcional -nenhum carro pequeno nacional oferece o equipamento.
Com direção hidráulica, ar-condicionado e freios ABS, fica meio estranho ter de esticar o braço para esticar os espelhos retrovisores. Não há, nem como opcional, mecanismo de ajuste elétrico.
O sistema de som do Sedan também não é grande coisa.

Texto Anterior: Viagem tranquila começa com carro revisado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.