São Paulo, domingo, 24 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desempenho fica melhor

DA REPORTAGEM LOCAL

Os motoristas mais atentos ao comportamento do carro poderão perceber que no litoral o desempenho do veículo melhora.
Como a pressão atmosférica é maior e o carro consegue aspirar mais ar, tornando mais homogênea a mistura ar-combustível queimada nos cilindros.
Portanto, quanto menor for a altitude da cidade, melhor será o desempenho do carro. Segundo o especialista em motores, Vinícius Losacco, o ganho de potência pode chegar a 10%.
O inverso acontece com os carros que sobem para regiões montanhosas. "Como a pressão atmosférica é muito baixa, o desempenho do carro piora", diz Nivaldo dos Santos Freitas, instrutor da área de mecânica do Senai.
Freitas adverte que "essa mudança de desempenho não é nítida para qualquer motorista".
Carros com injeção eletrônica têm mudanças menos sensíveis. A injeção faz o ajuste para a mistura ar-combustível automaticamente.
Os modelos com motor turbo são menos afetados pela variação de altitude que os carros com motores aspirados. Pode haver variação ainda na marcha-lenta -situação em que o motor não é acelerado. Caso seja feita uma regulagem no litoral, ela precisará ser mudada na volta da viagem.

Texto Anterior: Movimento dobra nas férias
Próximo Texto: Maresia ataca a pintura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.