São Paulo, segunda-feira, 25 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Imagem revela a erosão no topo do mundo

DA REPORTAGEM LOCAL

A Nasa, agência espacial dos EUA, criou uma imagem tridimensional baseada em fotografias de radar tiradas em diferentes dias pelo ônibus espacial Endeavour.
A imagem, que foi colorida artificialmente, mostra o vale Karakax, norte do platô tibetano.
A imagem foi colorida por meio de programas específicos de computadores para realçar areia, pedregulhos e relevo.
Entretanto a imagem não exagera a altura da cadeia de montanhas que cerca o vale.
Segundo os pesquisadores da Nasa, as elevações variam de 4.000 metros, no topo das montanhas, a 6.000 metros no pico da cordilheira gelada de Kun Lun (lado direito da foto).
A falha geológica que corre ao longo do rio é chamada de falha Altyn Tagh.
Segundo os pesquisadores, a falha é muitas vezes maior do que a falha de San Andreas, na Califórnia. Essa falha geológica é a responsável pelos tremores de terra e terremotos, comuns na região.
Os cientistas pretendem estudar as falhas para mapear a erosão nos declives do vale e na base das montanhas, para conhecer mais acerca do clima no passado.
O mapeamento feito pelos radares da nave Endeavour são parte do projeto da Nasa chamado "Missão para o Planeta Terra". O equipamento usado, conhecido como SIR-C/X-SAR, foi desenvolvido por um consórcio que inclui os EUA, Alemanha e Itália.

Texto Anterior: Morte reabre debate sobre 1º computador
Próximo Texto: Macedo diz que Globo teme concorrência
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.