São Paulo, segunda-feira, 25 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Natação do Brasil quebra três recordes continentais

DA REPORTAGEM LOCAL

Três recordes sul-americanos foram quebrados no 4º Meeting Claybom de Natação, encerrado anteontem na piscina de 25 metros do Akxe Sportside Clube, na Barra da Tijuca (zona oeste do Rio).
Dois foram em provas de revezamento. A equipe brasileira masculina (Gustavo Borges, Fernando Scherer, Carlos Lima e Rafael Thuim) marcou 1min28s81 no 4 x 50 m, nado livre.
No feminino (Paula Renata Aguiar, Lúcia Santos, Raquel Takaya e Silvia Cyrino), fez 1min46s61, também no 4 x 50 m, nado livre.
O catarinense Fernando Scherer bateu o outro recorde sul-americano da competição. Venceu os 50 m, nado borboleta, com 24s05.
Scherer teve que superar uma intoxicação alimentar, provocada por uma maionese estragada. Ele pretendia bater o recorde mundial, que pertence ao britânico Mark Foster (23s45).
As novas marcas dependem de homologação da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos.
O destaque do torneio foi o brasileiro Gustavo Borges.
Ele ganhou, pelo quarto ano consecutivo, a prova dos 100 metros, nado livre, e conquistou mais duas medalhas de ouro nos revezamentos 4 x 50 m e 4 x 100 m, livre.
Borges elogiou a equipe do revezamento que bateu o recorde sul-americano.
"Esta equipe deveria ser repetida em outra oportunidade para tentar a quebra do recorde mundial", afirmou.
No feminino, a atração foi a russa Svetlana Leshukova, que conquistou quatro medalhas de ouro e uma de prata.
Leshukova venceu os 50 m, 100 m e 200 m, livre, e os 50 m, borboleta. A única brasileira a vencer uma prova individual foi Ellen Borgo, com 1min07s03 nos 100 m, nado medley.
Na classificação final do torneio, o combinado de estrangeiros, formado por Rússia e Argentina, os dois países convidados para o torneio, levou a melhor.
Russos e argentinos venceram 18 provas, contra 7 dos brasileiros. Sozinhos, os nadadores russos foram responsáveis por 17 das medalhas de ouro dos estrangeiros.
A única vitória argentina foi a de José Meolans nos 50 m, nado livre. Meolans, 17, revelação de seu país, marcou 22s96.
O Brasil tentava o tetracampeonato da competição.
Os nadadores brasileiros aproveitaram o torneio como preparação para o Troféu Brasil, que começa amanhã, na piscina do Corinthians, em São Paulo.

Texto Anterior: Meia sonha com Itália e Atlanta-96
Próximo Texto: Troféu vale vaga em Atlanta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.