São Paulo, terça-feira, 26 de dezembro de 1995
Próximo Texto | Índice

Febre de emendas; Alvo predileto; Na fila; Sopa de letras; Central tucana; Avalista; Ano eleitoral; Caserna; Futuro; Filme antigo

Febre de emendas
Parece que a Constituição aprovada em 88 realmente envelheceu rapidamente. Só em 95, foram apresentados 356 projetos de emendas para alterá-la. Destes, 16 são do Poder Executivo, 278 de deputados e 62 de senadores.

Alvo predileto
Um dos artigos mais visados pelos que querem mudar a Constituição é o 62. Trata da edição de medidas provisórias e recebeu dez emendas. Vão desde propostas de supressão pura e simples da MP até outras fórmulas para seu uso.

Na fila
Dos projetos de emendas constitucionais apresentados em 95, só cinco foram promulgados. São as mudanças na Ordem Econômica defendidas pelo governo. Outras três dependem ainda de votação em uma das Casas do Congresso.

Sopa de letras
Está avançada a negociação entre a Confederação Geral dos Trabalhadores e a Central Geral dos Trabalhadores. As duas centrais nanicas unem-se em 96. Nascerá outra CGT, cujo nome será Comando Geral dos Trabalhadores.

Central tucana
A nova CGT quer ficar no meio do caminho entre a CUT e a Força Sindical. "Será uma central social-democrata", afirma Canindé Pegado, que está por trás da articulação. Só falta, agora, encontrar sindicatos para formar a base.

Avalista
Ao decidir bancar o Sivam, FHC está tomando um risco alto, dizem alguns aliados: o de arrastar o caso até o fim do governo. Ao bancar o projeto, o Planalto assume também a responsabilidade sobre a lisura de toda a operação.

Ano eleitoral
Uma razão para o próprio Bill Clinton estar pressionando pela manutenção do contrato do Sivam: a sede da Raytheon fica em Massachussetts, tradicional reduto eleitoral do Partido Democrata. O Sivam significa empregos na área.

Caserna
Se depender dos oficiais da Escola Superior de Guerra, o Sivam seria tocado como está, com a Raytheon e o projeto original. Na ESG, o consenso é que já passou da hora de implantar um controle maior para a região amazônica.

Futuro
Ciro Gomes fica nos Estados Unidos até junho. Em 96, diz, não se candidata "de jeito nenhum". E nos próximos? "Com certeza". A quê? "Depende... Talvez a deputado federal pelo Ceará".

Filme antigo
Do deputado estadual paulista Paulo Teixeira (PT), sobre a novela Banespa, cuja intervenção completa um ano dia 28: "É mais um caso da síndrome tucana: eles não conseguem mesmo decidir".

Próximo Texto: Casquinha; Ecos do vídeo; Técnicas orientais; Sete maravilhas; A lista; Para o ano que vem; Best-seller
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.