São Paulo, terça-feira, 26 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A teia engoliu a rede

MARIA ERCILIA
DA FOLHA ONLINE

Adivinhe quem mandou uma carta ao Congresso norte-americano pedindo que não censurassem a Internet. George Soros, um dos maiores investidores e um dos maiores filantropos do mundo. Soros igualou a histeria puritana americana ao medo chinês de críticas políticas na Internet.
Uma ilha de sensatez. "A Internet é transnacional, vocês só vão mudar a fonte de transmissão do material que censuram", escreveu. Para quem se interessar pela Open Society, a organização fundada e patrocinada por Soros, o endereço é http://www.soros.org.
Mas chega de censura e políticos. Para manter no ar o espírito natalino, nada como uma boa injeção de software saído do forno -e gratuito- no seu hard disk. Acaba de sair o Netscape 2.0 beta 4, que corrige alguns "bugs" (problemas de funcionamento) da versão anterior.
Mas a principal novidade é que ele já suporta o beta 2 do Java (http://java.sun.com/new.html), outro belo presente de Natal.
Se você não achar o Netscape na página da empresa (http://www.netscape.com), procure no FTP (ftp.netscape.com). Até sexta-feira ele ainda não tinha sido anunciado na Web.
A grande aranha
Os Internet junkies sabem que um bom programa de pesquisa, além de fundamental, é um negócio que tem até uma certa poesia. E agora o poderoso Lycos, que sempre foi o maior de todos, enfrenta uma concorrência respeitável: Alta Vista (http://altavista.digital.com).
A maquininha de busca da Digital indexa cerca de 16 milhões de documentos (mesma média do Lycos) e percorre oito bilhões de palavras. Não dá tontura? A Digital apelidou o monstrinho de super-aranha.
Não que o Lycos esteja comendo poeira. A mesma pesquisa trouxe 13.500 documentos no Lycos e 7.000 no Alta Vista. Uma outra pesquisa trouxe 10 mil documentos no Alta Vista e 33.0213 no Lycos. O Alta Vista é mais rápido, mas o Lycos ainda enxerga mais longe. De qualquer forma, os dois juntos dão um baile.
Modems na madrugada
Interneteiro maluco mesmo corre para a rede na hora do almoço de Natal, durante jogo da Copa, essas coisas. O tráfego fica uma beleza, já que pelo menos as pessoas normais estão offline; e mesmo na Internet, elas ainda são maioria...
Para os outros dias do ano: Demi Getschko, gerente de redes da Fapesp, informa o melhor e o pior no trânsito da Internet no Brasil. "Das duas às dez é o pior período, pegamos o congestionamento americano e depois o brasileiro. Das dez às três é melhorzinho, mas bom mesmo é das três às oito da manhã." Viu, morcegada?
Feliz ano novo
E em 95 só deu Internet, não foi? Tá cansado? Ano que vem tem mais. Sorry aos luditas, mas a Web encerra o ano seis vezes maior que em janeiro. Ela literalmente engoliu a rede. Alguém lembra da vida antes do Netscape?
"Se este ano pareceu o grande ano da Internet, esperem o próximo. Vocês ainda não viram nada." Quem diz é John Barlow, velho hippie, interneteiro e autor de canções do Grateful Dead. Amém.
Mande seu mail para NetVox no endereço netfolha@sol.uniemp.br ou consulte o arquivo completo da coluna no http://www.embratel.net.br/infoserv/agfolha/netvox/index.html

Texto Anterior: Antonio Adolfo relança selo Artezanal
Próximo Texto: netnotas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.