São Paulo, quarta-feira, 27 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tansu Çiller anuncia coalizão para derrotar islâmicos no Parlamento

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A primeira-ministra turca, Tansu Çiller, do Partido Caminho da Verdade, e Mesul Yilmaz, do Partido da Mãe Pátria (de direita), anunciaram ontem "acordo de princípios como parte de um projeto de coalizão, em que pretendem aumentar o número de cadeiras no Parlamento.
Nenhum dos partidos vencedores das últimas eleições conseguiu obter maioria (276 cadeiras) no Parlamento.
O maior vencedor das eleições foi o Partido Islâmico da Prosperidade, com 21,32% dos votos. O partido de Çiller ficou em terceiro lugar, com 19,2% dos votos.
Em entrevista coletiva, Yilmaz disse que os dois partidos estavam de acordo sobre a necessidade de formar uma coalizão. Juntos, os dois teriam 267 cadeiras. O partido islâmico de Necmettin Erbakan ficou com 158 cadeiras.
Entretanto a coalizão ainda não permitiria aos partidos da primeira-ministra e de seu ex-rival obter a maioria no Parlamento.
Para reduzir o poder dos islâmicos no Parlamento seria preciso um terceiro partido, que fontes especulam ser o da Esquerda Democrática ou o Popular Republicano.
Os EUA congratularam a Turquia pelas eleições livres e democráticas, mas preferiram não comentar a nova coalizão anunciada pela primeira-ministra.
O embaixador de Israel em Ancara (capital turca), Tseví El-Péleg, anunciou que a vitória dos islâmicos pode afetar as relações entre os dois países. "Tememos que os políticos tomem decisões baseadas na religião, disse.

Texto Anterior: Enchente na África do Sul mata 119
Próximo Texto: A economia do cadáver
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.