São Paulo, quarta-feira, 27 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Síria e Israel iniciam conversas

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O premiê de Israel, Shimon Peres, disse estar otimista em relação às primeiras conversações com a Síria em seis meses, que devem começar hoje nos EUA.
"Temos expectativas desta vez a partir dos sírios", afirmou Peres. "A atmosfera de Damasco (capital Da Síria) é positiva".
Israelenses ficaram surpresos com o tom das declarações sírias desde que Peres sucedeu o premiê Yitzhak Rabin, assassinado no último dia 4 de novembro.
Negociadores sírios e israelenses se encontrarão no Estado norte-americano de Maryland durante três dias. "Esperamos que esta rodada seja melhor que as anteriores", disse um representante sírio.
Desde 1991, negociações entre Síria e Israel estão emperradas. O impasse são as colinas de Golã, tomadas por Israel em 1967.
O gabinete de Peres acaba de vencer uma moção de desconfiança no Parlamento israelense, contrária à devolução de Golã em troca da paz com a Síria.
Mas pesquisas indicam que mais da metade dos israelenses são contrários a devolver Golã, ponto estratégico de onde é possível atingir fontes de água israelenses.
O ministro da Agricultura de Israel, Yaacov Tsur, também afirmou que não haverá concessões na água que o país extrai de Golã.

Texto Anterior: Arredores de Hebron são entregues a palestinos
Próximo Texto: Papa melhora e conduz prece em Roma
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.