São Paulo, quinta-feira, 28 de dezembro de 1995
Próximo Texto | Índice

Semeando; Dividindo o bolo; De olho; Choro preventivo; Aliado circunstancial; Touradas de Madri ; Tempo louco; Afago; Preliminar; Títulos

DE OLHO

Semeando
Na dança das cadeiras do ministério, o PPB aparece com um novo nome, cotado para entrar na equipe de FHC após o Carnaval: é Vadão Gomes (SP), que substituiria Andrade Vieira (PTB) na Agricultura. Ele é dono de frigorífico.

Dividindo o bolo
Vadão é ministeriável como Francisco Dornelles, candidato à Indústria e Comércio. O PFL acha demais e lembra que o PPB já levou os Correios. O partido de Maluf tem 1/4 da bancada governista e quer o mesmo no ministério.

O PMDB conhece as articulações para dar a Agricultura para Vadão. Mas não dá aval à indicação. "Nós temos o senador Íris Rezende para a área", bancou o líder peemedebista Michel Temer.

Choro preventivo
O PMDB sabe que o PPB, pelo peso de sua bancada (cerca de 90 deputados), tem que ganhar mais cargos no governo. O temor é que o remanejamento de forças seja feito à custa do espaço político reivindicado pelos peemedebistas.

Aliado circunstancial
Governistas adversários da eventual indicação de Vadão acham que FHC compraria um problema com os sem-terra se desse a Agricultura ao deputado. Motivo: Vadão é ligado a ruralistas que enfrentam o MST.

Touradas de Madri
A ministra Dorothea Werneck aproveitou a escala da comitiva presidencial na Espanha e ficou por lá, de férias. Só retorna em 96. Se demorar muito, corre o risco de não precisar voltar mais.

Tempo louco
O governo federal não está entendendo nada. Ao mesmo tempo que deputados pedem R$ 10 milhões como verba de emergência devido às enchentes em Florianópolis, a 100 km dali agricultores pedem verba por causa da seca.

Afago
Bem-humorado, FHC citou, nos poucos momentos ao lado de Luís Eduardo ontem, reportagem da Folha que mostra o PFL e a bancada da Bahia como dois dos mais fiéis aliados seus nas principais votações do Congresso.

Preliminar
Avaliação de Abram Szajman, da Federação do Comércio, sobre o Natal: os bens duráveis, caros, venderam menos; comida e roupas baratas venderam 10% mais. A classe média perdeu poder de compra e a mais baixa ganhou.

Títulos
Apesar de Serra estar em São Paulo, de onde embarca para a Itália, ontem o secretário-executivo do ministério, Andrea Calabi, era chamado de "ministro interino" na Seplan. O titular tenta agradá-lo para evitar sua saída.

Próximo Texto: Logística de férias; Portador; Bênção; Desânimo; Vale tudo; Tamanho do buraco; Buraco mais embaixo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.