São Paulo, quinta-feira, 28 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PF investiga formação de quadrilha

DA SUCURSAL DO RIO; DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A superintendência da PF (Polícia Federal) no Rio abriu ontem inquérito para apurar a suposta formação de quadrilha criminosa por parte de dirigentes da Igreja Universal do Reino de Deus.
O inquérito aberto pela PF também investiga as acusações de prática de sonegação fiscal e evasão de divisas por Edir Macedo e por pastores a ele ligados, como o deputado Laprovita Vieira (PPB-RJ).
As investigações foram pedidas pelos procuradores da República Artur Gueiros e Alex de Miranda.
O objetivo é tentar descobrir "testas-de-ferro de um suposto esquema criminoso comandado pelo bispo Macedo.
Para o procurador Gueiros, há indícios de que a Igreja Universal estaria usando empresas "fantasmas" para "lavar" o dinheiro arrecadado junto aos fiéis.
Uma das empresas citadas pelo procurador fica na rua Silva Jardim, vila São Luiz, em Duque de Caxias (Baixada Fluminense).
A empresa chama-se Usinagem Irmãos Laprovita Vieira Limitada, fechada há pelo menos três anos.
Segundo a PF, a empresa está registrada em nome de Enyr e Olayr Laprovita Vieira, irmãos do deputado federal Laprovita Vieira.
No vídeo divulgado na semana passada pela TV Globo, a pastor Honorilton Gonçalves pergunta a Laprovita Vieira, em tom de brincadeira, se a empresa dele em Duque de Caxias havia sido comprado com dinheiro do "caixa dois".
Outros inquéritos
O procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, enviou ofício à Polícia Federal pedindo abertura de inquéritos por suspeita de sonegação fiscal e ligações da Universal com o narcotráfico.

Texto Anterior: Pastor foi condenado no Ceará
Próximo Texto: Fiéis pedem devolução de bens doados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.